Do quase encerramento das atividades à semifinal: conheça o adversário do Inter-SM na luta pelo acesso

Do quase encerramento das atividades à semifinal: conheça o adversário do Inter-SM na luta pelo acesso

Foto: Veranópolis EC/Divulgação

Adversário do Inter-SM na semifinal da Divisão de Acesso, o Veranópolis é um dos clubes mais tradicionais do interior gaúcho. Campeão da segunda divisão em 1993, sob o comando de Tite, técnico que viria a dirigir Grêmio, Inter, Corinthians e a seleção brasileira, o clube passou 26 anos consecutivos na elite estadual. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Desde o rebaixamento em 2019, busca retomar seu lugar entre os principais times do Rio Grande do Sul. Desta vez, chegou mais longe: é a primeira vez que o clube pentacolor chega às semifinais da competição no período. Mas o cenário por pouco poderia ter sido completamente diferente.


A incerteza que virou reação

Em março deste ano, o Veranópolis esteve perto de fechar as portas. Com o fim da gestão do presidente Darlan Conceição e sem interessados em assumir o clube, o VEC anunciou a possibilidade de ficar fora das competições profissionais por falta de recursos e de direção. A nota oficial, divulgada em 13 de março, deixou a torcida apreensiva.

Entretanto, o que parecia o fim foi o começo de uma virada. Apenas quatro dias depois, o clube surpreendeu ao confirmar presença no Congresso Técnico da Divisão de Acesso, em Porto Alegre. Mesmo sem treinador anunciado à época, o Veranópolis decidiu ir a campo. E, no dia 24 de março, uma nova diretoria foi eleita, com Gilberto Antônio Generosi e Patrick Zanin assumindo o comando da gestão para o biênio 2025-2027. A participação na competição estava garantida — e o projeto de reconstrução começava.


Trocas no comando técnico

A preparação para o campeonato foi marcada por instabilidade. O técnico Mário Roberto, anunciado em abril, deixou o cargo em maio, a poucos dias da estreia. A solução foi rápida: no dia seguinte, Gelson Conte foi confirmado como o novo treinador. Com passagem por diversos clubes do interior, Conte chegou ao Pentacolor após conquistar o título do Campeonato Mato-grossense pelo Primavera Atlético Clube.

Sob seu comando, o Veranópolis reencontrou organização tática e competitividade. Com um elenco modesto, a equipe voltou a figurar entre os protagonistas da Divisão de Acesso.


Campanha na Divisão de Acesso

Em 16 partidas, o Veranópolis soma sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O time marcou 20 gols e sofreu 12. O atacante Romário, com cinco gols, é o artilheiro do ano. No Estádio Antônio David Farina, palco da partida de ida da semifinal, o pentacolor venceu cinco vezes, perdeu duas e empatou uma, mostrando grande desempenho dentro de seu campo. Fora de casa, a campanha é mais irregular: duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Nas quartas de final, venceu o primeiro jogo contra o Passo Fundo por 2 a 1. Mesmo com a derrota pelo mesmo placar na volta, avançou nos pênaltis e garantiu a classificação.


Retrospecto

Na história, as duas equipes se enfrentaram em poucas oportunidades. O site Futebol Nacional registra apenas 12 confrontos desde 1994. O retrospecto conta com seis vitórias do clube santa-mariense, três para o Veranópolis e três empates.

Em 2024, o Alvirrubro eliminou o Pentacolor nas quartas de final da Divisão de Acesso. Neste ano, pela última rodada da fase classificatória, o time de Santa Maria voltou a vencer: 1 a 0 no Antônio David Farina, com gol de Vitinho, estreante na ocasião.

Agora, o reencontro vale muito mais: uma vaga na elite do futebol gaúcho. E o Veranópolis, que há menos de cinco meses cogitava não entrar em campo, chega à semifinal da Divisão de Acesso com o objetivo de completar sua virada histórica, diante de um adversário que conhece bem e que decidirá o confronto diante de sua torcida, no Estádio Presidente Vargas, no dia 17 de agosto. 


Semifinais

Jogos de ida

Data
Confronto
Local
Domingo (10), às 19h30min
Novo Hamburgo x Aimoré
Estádio do Vale, Novo Hamburgo
Domingo (10), às 15h
Veranópolis x Inter-SM
Estádio Antônio David Farina, Veranópolis


Jogos de volta

Data
Confronto
Local
Domingo (17), às 15h
Aimoré x Novo Hamburgo
Estádio Cristo Rei, São Leopoldo
Domingo (17), às 15h
Inter-SM x Veranópolis
Estádio Presidente Vargas, Santa Maria

*Os horários e datas das partidas estão sujeitos à alterações pela FGF


Cobertura

Diário fará a cobertura de todas as partidas do Inter-SM na Divisão de Acesso. Para acompanhar tudo que acontece na antes, durante e após o jogo, basta sintonizar na Rádio CDN 93.5 FM, na TV Diário (canal 526 Claro/NET) ou noYoutube do Diário de Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atleta de Santa Maria disputará Mundial de Karatê no Japão Anterior

Atleta de Santa Maria disputará Mundial de Karatê no Japão

Força que vem da torcida: invicto em casa, Inter-SM decidirá acesso na Baixada Próximo

Força que vem da torcida: invicto em casa, Inter-SM decidirá acesso na Baixada

Esportes